quinta-feira, 10 de junho de 2010

Pintura em tinta óleo

Imagens que passam solidão



Arte de Rua

Na praia do Porto da Barra tem um escultor que faz esse lindo trabalho:
Tem coisas que só se vê na Bahia!

domingo, 6 de junho de 2010

Poema Falado - O mundo é grande / Canção da torre mais alta


Onde quer que tenha havido tirania e totalitarismo, o amor pelo mesmo sexo foi reprimido [talvez pelo seu caráter intrinsecamente libertário]. Da Espanha de Ferdinando e Isabella ao Reich nazista. De Santo Agostinho ao senador americano Joseph McCarthy, ideólogos acharam na “anormalidade” sexual um sinal claro de heterodoxia doutrinal ou política.
A homossexualidade é mais velha que a humanidade, tendo florescido entre nossos ancestrais hominídeos. Pesquisas antropológicas em sociedades pré-históricas estabeleceram que relações entre indivíduos do mesmo sexo eram permissíveis e, ainda, desempenhavam papel crucial no ritual de passagem masculino. Arqueólogos, investigando as civilizações da Suméria, Mesopotâmia e Egito, descobriram evidências de que o amor homossexual era vital para a integridade do tecido social.O status privilegiado da homossexualidade na Grécia antiga é conhecido, mas o “amor grego” era um ideal importante também para a militarista Roma. Na China e na Índia da antiguidade, assim como no Império Islâmico, o amor pelo mesmo sexo era respeitado e honrado. Na Renascença, a homossexualidade floresceu em sociedades abertas com a florentina.
Com tantas informações, pesquisas, estudos e evolução ainda hoje homossexuais são agredidos fisicamente, psicologicamente, socialmente. Até quando teremos que conviver entre Bestas Ignorantes?